sábado, 3 de setembro de 2011

"Beija-flor" A única ave que voa para trás

Quem já não parou para observar um beija-flor? Seja nos jardins, nos pomares ou nas chácaras existe sempre um beija-flor que parece estar parado no ar em busca do néctar das flores e dos insetos para se alimentar. Do néctar ele retira carboidratos e dos insetos as proteínas e sais minerais. Consomem entre 6.660 e 12.400 calorias por dia. Para isso necessita alimentar-se do néctar de mais de 1000 flores. Ele não pára um só instante!

Mas o que eles adoram mesmo é tomar banho. Pode ser na chuva, na cachoeira, num laguinho, no regador de grama, não importa. O que vale é estar debaixo d’água. Eles arrepiam as penas para facilitar a penetração da água.

Os beija-flores habitam exclusivamente o continente americano, do Alasca à Patagônia. No Brasil foram catalogadas aproximadamente 80 espécies de beija-flores, das quais 28 foram registradas no município do Rio de Janeiro.


Têm apenas dois filhotes de cada vez. O tempo de incubação dos ovos varia entre 12 e 15 dias. Os filhotes permanecem no ninho até 30 dias. Seus ovos são sempre brancos fazendo três posturas ao ano, no máximo.


Vivem de 12 a 14 anos! Infelizmente, devido a devastação de seu habitat a média de vida está em torno de dois a quatro anos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário